Categories: Política

Chefe da Williams vê “desvantagens” em ida de Verstappen para Mercedes

A contratação do campeão de Fórmula 1 Max Verstappen traria “muitas desvantagens” para a Mercedes, e seria melhor a equipe manter seus pilotos atuais, disse o chefe da Williams, James Vowles, nesta sexta-feira (18).

O esporte foi varrido por especulações sobre o futuro de Verstappen depois que o consultor de automobilismo da Red Bull, Helmut Marko, expressou preocupação com a possibilidade de o piloto holandês deixar a equipe no final da temporada.

Verstappen, tetracampeão consecutivo que seria um dos principais alvos de qualquer um que pudesse pagar por ele, tem contrato até 2028, sujeito a cláusulas de saída.

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, manifestou interesse em contratar Verstappen no ano passado, e o chefe da equipe McLaren, Zak Brown, disse em março que espera que o piloto da Red Bull vá para a Mercedes em 2026, sendo a Aston Martin outra possibilidade.

Vowles, que foi diretor de estratégia de automobilismo da Mercedes e um confidente próximo de Wolff antes de ingressar na Williams, com a Mercedes, em 2023, sugeriu que George Russell e Kimi Antonelli são a melhor aposta.

“Não sou Toto, mas acho que ele tem uma linha de pilotos muito boa para o futuro”, disse ele aos repórteres durante um brunch no Grande Prêmio da Arábia Saudita, em Jeddah. “Para mim, a vitória de Verstappen no Japão foi de cair o queixo, parabéns a ele, mas ele também tem muitas desvantagens que precisam ser reconhecidas.””E acho que a Mercedes tem uma ótima cultura com dois pilotos que estão chegando perto do auge do carro e com um que está subindo”. “Portanto, pessoalmente, não acho que haja lugar para [Verstappen].”

Vowles trabalhou de perto com Antonelli, 18 anos, enquanto o italiano estava nas categorias de base do automobilismo.

“Ele está dando passos a cada semana e só dirigiu efetivamente quatro corridas de grande prêmio”, disse. “Ele está em um bom caminho para ser muito, muito competitivo, então você continua investindo nisso”. “E George está cumprindo o prometido… não se pode realmente culpar nada do que ele fez este ano.”

A Red Bull e Verstappen estão em terceiro lugar no campeonato após quatro corridas, apesar de Verstappen ter conquistado uma vitória impressionante em Suzuka.

O piloto holandês conta com o apoio de seu empresário Raymond Vermeulen e de seu pai e ex-piloto Jos, que no ano passado pediu que Christian Horner, da Red Bull, deixasse o cargo em meio a alegações de comportamento impróprio das quais o chefe foi posteriormente inocentado.

Os ânimos se exaltaram no Bahrein na semana passada, depois que Verstappen terminou apenas em sexto lugar.

Russell, que está sem contrato no final do ano, e Verstappen também se desentenderam publicamente na última temporada e Vowles duvidou que a união dos dois funcionasse.

As últimas reportagens da mídia se concentraram na Aston Martin, um movimento que reuniria Verstappen com o ex-designer da Red Bull, Adrian Newey, e a parceira de motores Honda.

A Honda está deixando a Red Bull no final do ano para entrar em uma nova era de motores em uma parceria exclusiva com a Aston Martin.

O jornal Gazzetta dello Sport, da Itália, sugeriu, sem fornecer suas informações, que a Aston estava pronta para oferecer a Verstappen US$88 milhões por ano, durante três anos, com financiamento saudita.

A Aston Martin, controlada pelo bilionário canadense Lawrence Stroll, tem a gigante saudita de energia Aramco como patrocinadora principal.

all

Share
Published by
all

Recent Posts

CMN regulamenta ampliação do Minha Casa, Minha Vida para classe média

Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do…

9 meses ago

Lula escolhe procurador federal como novo presidente do INSS

O procurador federal Gilberto Waller Júnior será o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro…

9 meses ago

Lula defende debate sobre fim da escala 6×1 e aborda fraude no INSS

Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta…

9 meses ago

Morre em Niterói, aos 70 anos, o jornalista Luiz Antonio Mello

Morreu nesta quarta-feira (30), aos 70 anos, o jornalista, radialista e escritor Luiz Antonio Mello,…

9 meses ago

Moraes autoriza depoimento de testemunhas de Bolsonaro sobre golpe

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (30) o…

9 meses ago

Câmara: oposição protocola pedido de CPI sobre fraude no INSS

Deputados de oposição protocolaram, nesta quarta-feira (30), um requerimento de criação da Comissão Parlamentar de…

9 meses ago