Programada para acontecer entre 13 e 22 de junho, a Bienal do Livro do Rio de Janeriro iniciou a venda de ingressos pela internet na última segunda-feira. As entradas custam R$ 42, com meia-entrada a R$ 21.
O evento deve reunir mais de 600 mil pessoas durante dez dias, no Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Na edição deste ano, o tradicional festival literártio terá o formato inédito Book Park, investindo em um parque de diversões literário com experiências imersivas, como a Roda Gigante Leitura nas Alturas Light, com cabines personalizadas com personagens e áudios de histórias como as daTurma da Mônica, e as séries Percy Jackson e As Crônicas de Nárnia.
Outras atrações na mesma linha serão o Labirinto de Histórias Paper Excellence, espaço interativo onde os livros ganham vida, e o Escape Bienal Estácio, com cenários e desafios inspirados em thrillers de sucesso.
Como em outras edições, um dos grandes atrativos será a possibilidade de ouvir e interagir com os escritores. Na Praça Além da Página Shell, encontros com autores se misturam a atrações musicais, apresentações, gincanas, festas e até trends das redes sociais. Além disso, no Palco Apoteose Shell, autores consagrados e personalidades participarão de 40 painéis e mais de 70 horas de conteúdo,.
Com curadoria da escritora Thalita Rebouças, da romancista Clara Alves, da cineasta Rosane Svartman e da produtora Clélia Bessa, ali estarão grandes nomes da cultura pop e literária, que mobilizam o grande público. Dentre as presenças internacionais confirmadas, estão Brynne Weaver, canadense que está redefinindo os limites do romance contemporâneo, as norte-americanas de romances young adults Alexene Farol Follmuth e Lynn Painter, a britânica prestigiada por seus romances policiais Cara Hunter, e o escritor norte-americano mestre dos enigmas G.T Karber.
Entre os nacionais, sobem ao palco Itamar Vieira Junior, com sua obra Torto Arado adaptada para diferentes linguagens, a psicanalista e professora Ana Suy, autora do fenômeno editorial A gente mira no amor e acerta na solidão, e a best seller Carina Rissi, autora da série de livros Perdida. Outra novidade é a presença de Raphael Montes, autor de Jantar Secreto, roteirista da série Bom Dia Verônica e da novela Beleza Fatal; e o best seller Vitor Martins, com obras direcionadas ao público jovem e reconhecidas pela representatividade LGBTQIA+.
Outro espaço de discussão no evento será o Café Literário Pólen, com 31 painéis e mais de 60 horas de conteúdo com autores consagrados, pensadores e personalidades. Entre os confirmados, estão o escritor e professor Jeferson Tenório, a roteirista, romancista e cronista Tati Bernardi, a escritora paulista revelação da literatura contemporânea Aline Bei, a atriz e poetisa Elisa Lucinda, o youtuber Chavoso da USP, a premiada jornalista Eliana Alves Cruz, além do escritor Alberto Mussa e de Itamar Vieira Junior.
Neste ano especial, os curadores da programação do espaço são o ator Lázaro Ramos, a roteirista Bianca Ramoneda, a jornalista Flávia Oliveira, o escritor e influenciador Pedro Pacifico (Bookster), além do professor Luiz Antônio Simas.
Em reunião extraordinária nesta quarta-feira (30), o Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou a ampliação do…
O procurador federal Gilberto Waller Júnior será o novo presidente do Instituto Nacional do Seguro…
Na véspera do Dia do Trabalhador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta…
Morreu nesta quarta-feira (30), aos 70 anos, o jornalista, radialista e escritor Luiz Antonio Mello,…
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou nesta quarta-feira (30) o…
Deputados de oposição protocolaram, nesta quarta-feira (30), um requerimento de criação da Comissão Parlamentar de…